segunda-feira, 12 de abril de 2010

Engrenagem

Um dia um pensamento lhe ocorre, parece que você já o conhecia, talvez de uma outra vida, talvez dessa.

Você para para pensar e conclui que se tornou mais um parafuso nas engrenagens da máquina do consumismo, do capitalismo e dessa ideia de quanto mais, melhor você é.

O que realmente se é? O que se pensa ou o que se veste? Já existe tanta gente acreditando fielmente que a felicidade vem em um Nike, pra que ser mais uma pessoa assim? Mais uma peça nessa máquina que dita o que deve ou não ser feito. Você é o que querem que você seja, você pensa o que querem que você pense. Que pense que a felicidade está na roupa que você veste, na bebida que você toma. Martelam essas ideias na sua cabeça, e na cabeça de muita gente que acredita inocentemente.

Não é ignorância, não só isso, também é ingenuidade. Igenuidade essa de ouvir alguém dizer o que é certo e o que não é e fielmente crer nisso.

Vivemos em um mundo onde ou se manda ou se obedece, e na maioria das vezes, se obedece. Você acha que está construindo sua vida, mas ela está sendo escrita por outras mãos. É tudo enganação, é tudo mentira. Acreditar na mídia é deixar-se influenciar mais ainda. Você é só mais um robô achando que está fazendo o melhor para si e para seu status, mas só quem se beneficia disso é quem dita isso.

Não estou sendo anti-capitalista, estou sendo anti-capitalismo exarcerbado, essa coisa de deixar de ajudar alguém para comprar um tênis de 400 reais, deixar de comer para vestir uma calça da colcci, deixar de viver para ter dinheiro. Afinal, dinheiro não se come.

Há muitas coisas mais importantes, infinitamente mais importantes. E o pior é que todo mundo sabe que há coisas mais importantes, mas é incoveniente se esforçar para ser uma diferença, afinal, você será repreendido por isso. Hoje tá tudo bem, mas você ainda quer ter uma boa vida daqui 10 anos, e pelo que parece, as pessoas estão egoistas e egocêntricas. Oi, seu nariz não é a coisa mais importante do mundo.

Você não é a pessoa mais importante, nem a mais legal, nem a com a vida de uma propaganda de cerveja. Você é só um ferro enferrujado tentando ser importante para o mundo, quando na verdade, não é importante nem para si. Não é nenhum Freud, nenhum Newton, nenhuma Joana D'arc, você é só mais uma pessoa que consome o que querem que você consuma e depois que morre, será só mais um lixo orgânico, que nem reciclado será.

Por mais que não queira, o mundo é capitalista, mas o tão desejado livre-arbitrio existe para ser usado, não seja só uma peça de uma máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?