quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Gente de verdade


Que tipo de pessoa você é? Sim, tente definir as características que fazem de seu corpo você. Vá além da estrutura física. Tente encontrar a sua personalidade. Provavelmente suas ações e forma de encarar a realidade serão decisivas nesse estudo pessoal. E é sobre isso que falaremos.  Para especificar mais ainda, falaremos sobre as atitudes que fazem uma pessoa ser uma pessoa de verdade.  
Comecemos então pelo contrário. O que não é uma pessoa de verdade? Todo mundo já viu alguém insistindo em manter uma aparência que não lhe condiz, certo? Seja o adolescente vestindo-se como PC Siqueira, seja a patricinha bancando a atriz de filme americano, seja aquele cara marrento da faculdade pagando de gostoso. E justamente por ser algo tão descaradamente forçado que surge a impressão de falta de personalidade.  

"Nerd"



O que faz de você alguém único não é alguma característica nova, mas a forma como se organizam suas prioridades e ações. A dosagem perfeita entre como pensa, o que te influencia e como isso se reflete em seu cotidiano. Sim, esse é só mais um texto clichê dizendo “seja você mesmo”. Mas como?

Tenha os pés no chão


Devemos sonhar, idealizar um futuro bem escroto, trabalho foda, carros, viagens e muita emoção. Mas se ainda não chegou a esse patamar, não fuja do seu cotidiano atual. Encare que hoje ainda não é como você quer e não o desdenhe. Trate seu dia-a-dia com dignidade. Não é porque você pega trânsito para ir trabalhar que precisa ir todo o percurso de mal humor. Faça o favor de deixar seus dias mais agradáveis. Não pense que você só será feliz quando alcançar todos seus anseios.

Faça por bom gosto, não por convenção

As ações que definirão quem você verdadeiramente é são as cotidianas. E, principalmente, com as pessoas mais simples. Pode ser o lugar cedido ao velhinho do metrô, o favor para o porteiro do prédio ou a preocupação em não dar trabalho demais a empregada. Em geral: são as pequenas ações.
Quantos bons dias são ditos diariamente? E quantos realmente significam “ei, espero que seu dia seja bom” ? Preste atenção no que diz, e só diga o que realmente sentir.  Bons dias automáticos, Tudo bem e você automáticos e obrigados automáticos só são cópia de cópia de cópia. E que faz de alguém uma pessoa de verdade é justamente o contrário disto, é quando se evita copiar ações sem entender suas causas e razões.

Deixa de frescura

Optimist from Brian Thomson on Vimeo.

 Festival de Cores na Índia. Também conhecido como Holi.

Tem coisa mais chata que alguém cheio de não-me-toques? É como diz a OMO, “Se sujar faz bem”. Se contente com o mais simples. Não há mal algum em deixar de comer naquele restaurante fino, ou de pegar um ônibus, encarar uma fila de lotérica, ir a um estádio lotado em dia de final e abraçar o cara desconhecido ao lado na hora da comemoração.  Nessa categoria também incluo os tais “apelões” . Aquelas pessoas que tomam ovada em dia de aniversário e ao invés de sorrirem junto, saem emburrada para o outro lado. Por que se irritar com pouco? Isso só fará mal para você mesmo, juro. Um sorriso, no meio de uma discussão, pode até salvar um relacionamento. Leve a vida numa boa. Imagine tudo que já perdeu por pura frescura. Não se estresse tanto.

Cuidado com o que te influencia

É inevitável ser influenciado. Amigos, família, propagandas, história, ambientes que freqüenta. Mas tenha o senso crítico de diferenciar as influências que te tornarão uma pessoa melhor das que só te darão uma sensação de mais um. Não negue seus gostos só porque aquilo parece bobo diante das pessoas que lhe rodeiam. Ser uma pessoa de verdade é isso. É dar mais valor para a própria opinião que para a alheia. Não se preocupe com o que vão dizer.  

Não tenha medo de mudar de idéia

Já dizia o Raul:
“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”
É na diferença que mais se cresce. Quando se atinge a liberdade musical, por exemplo, deixa-se de se importar em ser só o metaleiro batedor de cabeça e passa a se pensar no que lhe agrada os ouvidos. Portanto, mude. E mude de novo quantas vezes precisar até sentir-se bem. E principalmente, comece a ser uma pessoa de verdade HOJE.

"Só visto branco depois de morto"

Respeite

Da mesma forma que lhe dou todo esse texto dizendo minha opinião sobre como são as pessoas que mais gosto de conviver, você pode estar dizendo que é tudo não passa de um resumo de livro de auto ajuda e não concordar. A opinião é um direito inalienável . Não use de arrogância para provar que está certo sobre algo, e se não estiver, tenha coragem de reconhecer seu erro e pedir desculpas, desculpas de verdade.

Construa seu caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?